Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Taxa de desemprego abaixo da média europeia: Inédito nos últimos 11 anos

Publicado em 11/07/2017 às 10:00

Desde o começo do ano 2006 que a taxa de desemprego em Portugal não se encontrava abaixo da média da zona euro. Dados recentes do mês de Junho, lançados pelo INE, apontam para que apenas 9% da população ativa se encontre nesta situação, o que fica, pela primeira vez em 11 anos, abaixo da média europeia, que é atualmente 9,1%.

Entre os países que atualmente lideram a tabela encontram-se a Grécia (21,7% de desempregados); Espanha (17,1%) e Itália (11,1%). Contrariamente a estes, a República Checa e a Alemanha são dos países com menor índice de desemprego, apresentando, respetivamente, 2,9% e 3,8%.

Em Portugal a crise veio abalar significativamente o mercado de trabalho, tendo o pico da situação sido sentido a partir de 2010. Esta situação tornar-se-ia ainda mais difícil, uma vez que as despesas e a ausência de emprego obrigaram muitas pessoas a recorrer ao crédito e muitas outras a ficar numa situação que tornava o próprio recurso ao crédito impossível.

Em solo luso, a tendência para o crescimento no número de desempregados apenas não se sentiu de forma mais intensa devido à forte emigração. 2012 e 2013 ficariam marcados como os piores anos do mercado de trabalho devido à implementação do programa de ajuste à Troika lançado pelo PSD-CDS.

Fortemente ancorados na austeridade, o programa governamental foi seguido e o desemprego acompanhou a tendência depressiva nacional, tendo chegado a 17,5%, um máximo histórico lançado pela Eurostat. Este valor era, pois, equivalente ao elevadíssimo número de 909 mil pessoas desempregadas no país.

Na atualidade, existem cerca de 463 mil pessoas sem emprego, cerca de metade das que existiam em 2013. A par com esta notícia, que coloca Portugal no melhor cenário desde há 11 anos, existe ainda uma tendência para que as melhorias continuem a acontecer, reduzindo ainda mais o desemprego no nosso país.

De referir, no entanto, é que, apesar de se encontrar abaixo da média global da zona euro, a percentagem nacional de desempregados está ainda acima da média europeia, cuja média é de apenas 7,7%.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer