Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Crédito Pessoal: Regras e Cuidados a ter

Publicado em 20/07/2017 às 14:00

A necessidade de pedir um crédito pessoal é uma realidade dos nossos dias. Seja qual for a razão, a verdade é que, em momentos de necessidade, este tipo de crédito pode ser uma ajuda fulcral para resolver problemas da vida quotidiana. Infelizmente, numa época em que a crise financeira permanece ainda no centro da nossa mente, nem sempre é simples cumprir os compromissos assumidos, o que vem dificultara ainda mais o dia-a-dia de muitas pessoas. Para garantir que tudo corre como previsto e que não se vê a braços com dificuldades inesperadas, existem alguns fatores a ter em consideração no momento de escolher o seu crédito pessoal.

1. Faça uma triagem

Não é difícil cair na envolvência da publicidade que faz parecer tudo simples e benéfico. Ainda assim, muitas empresas não são totalmente transparentes na informação que incluem nestes anúncios, realçando apenas valores residuais dos juros e ocultando o custo real dos encargos que lhe são inerentes.

Confirme sempre toda a informação e não se deixe enganar por condições que lhe pareçam demasiado boas para ser reais. A esta análise acrescente, ainda, uma verificação à instituição que fornece o crédito para conferir se esta goza do estatuto adequado para tal.

2. Analise e compare

Procure diferentes instituições e analise as vantagens de cada um dos créditos pessoais antes de avançar para um. Embora possam ser ocasionalmente semelhantes, diferenças ligeiras entre créditos podem fazer a diferença para si.

Quando tiver optado por um, imprima-o e analise com cuidado todos os detalhes do mesmo, comparando-o, depois, com o contrato que lhe darão.

3. Faça contas

No momento de avaliar o crédito pessoal, não deixe de analisar os juros, comissões e outros custos que possam ser-lhe anexos. Em caso de dúvidas, não hesite em fazer questões.

Além disto, deve considerar que existem juros com taxa variável e outros com taxa fixa. A escolha da modalidade que lhe é mais vantajosa terá impacto, também, na parte económica.

Considere ainda as eventuais penalizações em caso de incumprimento, para saber ao certo com o que pode contar no caso de os seus planos não correrem como espera.

4. Estude o crédito consolidado

No caso de já ter alguns créditos, estude a hipótese de fazer um crédito consolidado e analise as vantagens que teria nesta opção. Muitas vezes, o crédito consolidado permite que tenha uma mensalidade menor do que a soma dos créditos, ajudando-o a fazer a gestão das suas economias.

O crédito consolidado é uma boa opção, por exemplo, para quem tem um crédito habitação a par com um pessoal. Neste caso, existem boas ofertas de crédito consolidado.

5. Não facilite

Leia sempre todas as linhas dos acordos do crédito pessoal ou do crédito consolidado e não assine até estar certo de todos os pormenores. No final, solicite uma cópia deste contrato.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer