Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Euribor sobe para novo máximo pela 6 vez consecutiva

Publicado em 01/03/2023 às 10:30
Euribor sobe para novo máximo pela 6 vez consecutiva

A taxa Euribor continua a atingir novos máximos, não parando de subir desde abril de 2022. A taxa a 12 meses encontra-se agora nos 3,579%, o que representa o valor mais alto desde dezembro de 2008,

A grande maioria do crédito à habitação concedido em Portugal utiliza a taxa Euribor a 12 meses. Cerca de 43% do crédito concedido é atualizado anualmente.

O Banco Central Europeu recorre à subida da taxa diretora com o objetivo de controlar a inflação na zona euro, que aumentou para níveis muito elevados que já não se registavam na Europa há várias décadas. Esta política coloca, contudo, uma grande pressão sobre o crédito concedido, que pode aumentar para valores muito difíceis de suportar pelos orçamentos familiares.

A subida das taxas de juro dos créditos, aliada ao aumento do custo de vida vem colocar novas dificuldades, nomeadamente às famílias que têm vários créditos e uma solução para o alívio do orçamento pode passar pelo crédito consolidado. Esta solução permite juntar todos os empréstimos num só crédito, baixando o valor a pagar, sendo o pagamento efetuado numa única prestação mensal.

Com o crédito consolidado ganha também uma maior liberdade na gestão do orçamento dado que, para além de baixar o valor pago mensalmente, a facilidade de ter uma única prestação é sinónimo de tranquilidade.

Consolidando os créditos, é possível obter reduções muito substanciais nos gastos mensais, sobrando dinheiro para aquele projeto adiado ou simplesmente para algum desafogo financeiro numa altura de dificuldades económicas e financeiras.

A consolidação dos vários créditos pode ser a solução para ganhar liberdade financeira e capacidade para resistir a tempos de crise, evitando incumprimentos e ganhando imensa qualidade de vida, conforto económico, estabilidade financeira e mais felicidade.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer