Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Como poupar no material escolar em 6 passos

Publicado em 26/08/2022 às 09:00
material escolar

Comprar o material escolar para o regresso às aulas pode ser um verdadeiro desafio para as famílias, que têm visto os seus orçamentos cada vez mais esticados devido ao aumento da inflação.

Acumulando com os compromissos já assumidos como, por exemplo, o pagamento das mensalidades de um crédito pessoal, do crédito automóvel ou do incontornável crédito à habitação, surge a necessidade de suprir as crianças e jovens com uma profusão de materiais, equipamentos, vestuário, calçado, etc., para que o regresso às aulas decorra de forma tranquila.

De modo a que as finanças não se desequilibrem, existem algumas estratégias de poupança que pode considerar nestes 6 passos 

1 – Identifique os materiais que podem ser reutilizados

Não é imprescindível comprar tudo de novo. Veja se as réguas, as tesouras, o compasso, as mochilas e estojos ou a máquina de calcular ainda podem servir para mais um ano.

2 – Defina um orçamento para cada filho

É muito comum os jovens terem o desejo de comprar os cadernos mais caros ou as canetas das marcas mais modernas. No entanto, é importante explicar que nem todos os materiais a comprar poderão ser os mais dispendiosos. Há que haver cedências e fazer escolhas inteligentes para que o orçamento seja respeitado.

3 – Compare preços e tire partido das promoções

Antes de partir para a compra, compare os preços dos artigos em diferentes lojas e superfícies. As diferenças de preços podem ser consideráveis. Não precisa de comprar todos os artigos na mesma loja. As lojas que têm alguns materiais mais baratos, podem ter outros mais caros.

4 – Faça uma lista

A organização de uma lista apenas com os materiais indispensáveis é fundamental para que não se perca. Tire da lista os itens que irá reutilizar e foque a sua compra apenas naqueles que são mesmo essenciais.

5 – Não compre artigos em excesso

É imperioso não cair na tentação de comprar, logo no início do ano letivo, uma quantidade de materiais que não se sabe se irão ser mesmo utilizados. O ideal é ir comprando alguns artigos ao longo do ano, à medida que forem necessários.

6 – Considere recorrer ao crédito consolidado

O objetivo é agregar todos os créditos que tenha num só, com uma única prestação mais baixa, de modo a gerar alguma folga orçamental que permita gerir o acréscimo das despesas inerentes ao regresso às aulas e à gestão de todo o ano escolar.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer