Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Fixados preços máximos da botija de gás

Publicado em 23/08/2022 às 10:00
Fixados preços máximos da botija de gás

 Os novos preços máximos da botija de gás entraram em vigor no passado dia 16 de agosto. As garrafas de butano passam a ter novos máximos com efeito imediato e com efeitos duradouros. Estes novos tetos representam uma poupança de 3.18 euros na garrafa de butano de 13 quilogramas e 3.26 euros nas garrafas de 11 quilogramas. Os novos preços para as diferentes botijas de gás passam a ser:

          Garrafa de Butano (13 kg): 29.47 EUR

          Garrafa de Butano (12.5 kg): 28.34EUR

          Garrafa de GPL Propano T3 (11 kg): 29.11EUR

          Garrafa de GPL Propano T3 (9 kg): 23.81EUR

          Garrafa de GPL Propano T5 (35 kg): 84.84EUR

          Garrafa de GPL Propano T5 (45 kg): 109.08EUR

Esta alteração surge numa altura em que se assistiu novamente ao aumento da procura por crédito (pessoal, habitação, etc.) e em que a opção pelo crédito consolidado é cada vez mais popular. Por norma, esta procura mais acentuada por crédito é sintomática de dificuldades ao nível da poupança e financiamento. Assim, os portugueses poderão poupar alguns euros no setor da energia, algo que preocupava o grosso da população em vésperas do primeiro inverno depois do fim da pandemia e do início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática invocou a lei n.º 69-A/2021 para relembrar a possibilidade de fixação das margens máximas de comercialização dos combustíveis simples e para o gás de petróleo liquefeito (GPL) engarrafado. Estas margens estarão fixadas pelo menos até ao final do mês de outubro. Aos preços supra referidos apenas podem acrescer custos de logística, como o serviço de entrega. Esta medida contribui para dar algum crédito ao governo de António Costa, numa altura em que os efeitos da inflação se fazem sentir nas carteiras de várias franjas da população.

Relembre-se que esta definição de um tecto máximo para o preço das botijas não é inédita, já que aconteceu durante a pandemia. Atualmente, o contínuo fornecimento de garrafas de gás cabe aos postos de abastecimento e aos pontos de venda das botijas GPL, que devem comercializar as diferentes tipologias ao preço fixado.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer