Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Fraudes com cartões de crédito: Saiba como detetar e evitar

Publicado em 15/01/2023 às 10:00
Fraudes com cartões de crédito: Saiba como detetar e evitar

Num momento em que muitas famílias dependem de créditos, a ideia de ser vítima de fraude pode ser assustadora. Venha perceber melhor como detetar e evitar as fraudes com cartões de crédito.

As famílias usualmente contam com alguns créditos (casa, carro, pessoal, etc) ou um crédito consolidado. Ainda assim, estes créditos nem sempre são os únicos que entram no quotidiano das pessoas, sendo que muitas pessoas usam frequentemente cartões para fazerem os seus pagamentos e compras.

O uso do cartão de crédito é muito comum, mas acarreta alguns riscos relacionados com a fraude. Ainda que o mais comum seja que estas fraudes aconteçam com pagamentos na Internet, algumas destas fraudes utilizam também o nome de empresas consagradas e acabam por afetar diretamente a saúde financeira de muitas pessoas.

Os sistemas de encriptação cada vez mais modernos que estão a ser desenvolvidos por empresas de fintech andam a par com o desejo das instituições financeiras de criar uma tecnoologia mais segura e que proteja os clientes deste tipo de crime. Embora não exista uma fórmula mágica, o facto é que existem sinais de alerta que podem ajudar a identificar e a evitar roubos deste tipo. Venha conhecê-las

Fraude nos terminais Multibanco

As fraudes em cartões de crédito podem acontecer com sistemas instalados nas máquinas de Multibanco (ATM’s).

Neste caso, são colocados leitores que fazem a cópia dos dados dos cartões, de forma quase impercetível, usando as bandas magnéticas dos cartões, local onde se acumulam as informações sobre o cartão, a identidade e a conta do cliente.

Tem sido falada, como solução, a eliminação da banda magnética. Os utilizadores devem estar atentos ao ATM usado, desconfiando caso o “leitor falso” fique muito próximo da indicação de onde colocar o cartão, é possível que a máquina tenha tido esta adulteração. Ainda assim, é necessário admitir que esta identificação pode ser complicada.

Outras formas como esta fraude pode ocorrer é pela colocação de câmaras que podem estar próximas da máquina, sobre ela ou mesmo embutidas no ecrã.

A Internet e as fraudes

A Internet é o local onde mais fraudes têm sido registadas, sendo que o roubo de dados pessoais e bancários é um problema bem conhecido.

O uso de cartões virtuais em compras online ou do MB Way podem ser formas de ter mais controlo sobre o dinheiro, evitando que roubos aconteçam.

Evitar fraudes no cartão de crédito

Entre as melhores formas de se precaver e evitar fraudes no cartão de crédito destacamos:

  • Veja o seu extrato com regularidade
  • Não use o cartão como garantia em nenhuma circunstância nem o empreste a ninguém
  • Não ceda os dados do seu cartão em websites, preferindo alternativas
  • Verifique a fiabilidade dos sites e dos remetentes antes de fazer pagamentos
  • Tenha cuidado ao usar o cartão em locais públicos
Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer