Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Comprar carro usado: cuidados e conselhos úteis

Publicado em 10/08/2022 às 10:00
Comprar carro usado: cuidados e conselhos úteis

Na hora de comprar um carro há que considerar se valerá a pena investir num carro novo em folha ou se deve investir num carro usado. Um dos aspectos a ter em consideração é quanto tem para gastar e se lhe é possível pedir um financiamento. Caso se tenha decidido pelo carro usado, veja algumas dicas e conselhos de como deve proceder.

1. Comprar em Stand ou Particular?

Assim que tiver alguma ideia do tipo de carro que pretende comprar, comece por comparar os preços tanto nos stands como em vendas particulares. Num stand, costuma haver uma maior variedade de carros à disposição - e por norma estão aptos à condução -, garantia e por vezes, devolução. Por outro lado, quando compra a um particular tem uma maior redução de preço, o que pode-o agradar dependendo do crédito que tem para a compra do carro. Contudo, caso se decida pelo particular tenha uma maior atenção à qualidade do veículo.

2. Inspeccionar o veículo.

Comece por inspeccionar o interior do veículo, confirme os bancos, os dispositivos eléctricos, o desgaste dos pedais, se existe folga na caixa de velocidades e a direcção. Depois, inspeccione por baixo do capô - aqui será melhor, caso não perceba do assunto, pedir ajuda a um mecânico -,confirmando, por exemplo, o óleo, a bateria e a água. Quando inspeccionar o exterior tenha atenção especial a qualquer sinal de choque ou acidente, às vezes pode parecer apenas um risco mas significar que houve danos internos em algum momento da vida do carro.

3. Documentação

Peça os documentos do carro - livrete, inspecção e seguro -, e confirme se os dados batem certo. Caso lhe seja dito que a inspecção já foi feita, tenha em atenção se existem deficiências e se as mesmas foram corrigidas.

4. Experimente o carro - Test-drive

Não há melhor do que um test drive para verificar se o carro funcione em condições e se adequa-se a si. Peça sempre para conduzir o carro antes de comprar.

5. Financiamento

No momento da compra do carro usado, pode ser preciso pedir um crédito para as despesas relacionadas com o mesmo. Pergunte na sua instituição financeira se é possível realizar um crédito automóvel - nem sempre possível na compra de carros usados -, ou se terá de pedir um crédito pessoal. Se estiver preocupado em pedir financiamento devido à quantidade de créditos que possui, pode sempre optar pelo crédito consolidade. Este permiti-lhe consolidar todos os seus créditos num só e assim pagar menos por mês. Não deixe que a falta de dinheiro o impeça de comprar um carro usado obtendo um crédito consolidado através do nosso site.

Com os conselhos que acabou de ler, só lhe falta mesmo comprar o seu carro usado.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer