Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Como obter o seguro de uma viatura pela matrícula

Publicado em 01/08/2022 às 10:00
Como obter o seguro de uma viatura pela matrícula

Temos o dever de saber da obrigatoriedade do seguro automóvel. E é obrigatório em qualquer circunstância, mesmo que o carro esteja parado anos numa garagem, mesmo que tenha ficado meses a ser reparado, mesmo que seja comprado em sistema de crédito (seja um crédito automóvel ou integrado no âmbito de um crédito consolidado), de leasing, ALD ou renting.

No entanto, como devia de ser, nem todos os carros têm um seguro ativo e/ou válido.

E isto pode gerar um problema grave, caso, por exemplo, num acidente e que o condutor do outro veículo abandone o local.

Contudo, e especialmente para estas circunstâncias, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) criou, através do seu website (www.asf.com.pt, ou da app "Tem seguro") uma forma de sabermos se um veículo tem ou não seguro, bastando para isso saber a matrícula do mesmo.

Para além de ser útil em caso de acidente (exemplo atrás referido), pode também desta forma verificar o estado do seguro do seu automóvel (através da app permite igualmente consultar a respetiva validade), ou mesmo como forma de comprovar às autoridades policiais que tem um seguro automóvel ativo (caso, por exemplo, possa ser mandado parar e não tiver consigo momentaneamente os documento relativos ao seu seguro).

Na informação dada pelo citado simulador obterá os seguintes dados: nome da seguradora, data de início e fim do seguro, número da apólice.

Muito importante: para uma situação de fuga do local do acidente, verificando-se que responsável pelo mesmo não tem seguro que cubra os danos causados, o lesado pode recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel (FGA), que irá assim assumir a responsabilidade sobre as indeminizações devidas inerentes ao acidente em questão.

O uso desta plataforma pode ser de muita utilidade, até pelo crédito que podemos atribuir às informações obtidas.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer