Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Como pedir online o primeiro cartão de cidadão para bebés

Publicado em 15 julho 2022 à 10:00
Como pedir online o primeiro cartão de cidadão para bebés

O pedido do primeiro cartão de cidadão do bebé pode agora ser feito online, processo que pode facilitar a vida dos pais. Saiba como pedir online o primeiro cartão de cidadão para bebés.

Quando um filho chega à vida de uma família, várias questões devem ser pensadas, incluindo a nível prático e financeiro.

Perante as dificuldades económicas que muitas famílias portuguesas vivem, este poderá ser o momento de renegociar o crédito ou de reunir os créditos num único crédito consolidado, para aumentar a sua fluidez económica mensal. Outras soluções de poupança ou até a procura de novas opções de emprego podem também ser úteis, já que um bebé simboliza sempre um aumento na despesa familiar.

Além da questão financeira, no entanto, muitos outros aspetos práticos precisarão de ser considerados, incluindo burocracias como pedir o primeiro cartão de cidadão do seu filho.

Saiba como pode fazer este pedido online, para evitar o constrangimento de ter de ir até um dos balcões físicos.

Cartão de cidadão do bebé: quando pedir?

Um bebé representa uma nova fase da vida familiar e existem aspetos práticos intrínsecos à chegada de um filho.

O registo de nascimento e o pedido do primeiro cartão de cidadão são processos que pode agora tratar online, sendo que ambos os pedidos deverão ser feitos até 20 dias depois do nascimento da criança. Este processo é obrigatório para todas as crianças que nasçam no território português.

Como realizar este pedido online?

O Portal da Justiça e o Portal ePortugal são os espaços virtuais que disponibilizam o formulário para que possa pedir os documentos. Aqui, terá de fornecer alguns dados dos progenitores e de identificar o bebé, anexando uma fotografia e o comprovativo de nascimento que foi emitido pelo hospital onde o bebé nasceu.

Para efetuar o pedido os progenitores necessitam de se autenticar com a Chave Móvel Digital ou com o seu cartão de cidadão, sendo que apenas a pessoa detentora do poder paternal poderá fazer esta solicitação.

O pedido de cartão de cidadão terá um custo de 7,5 euros para entregas nacionais e de 10 euros para entregas no estrangeiro.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer