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Tem mais de 25 anos? Peça a renovação automática do seu cartão de cidadão

Publicado em 06/06/2021 às 10:00
Tem mais de 25 anos? Peça a renovação automática do seu cartão de cidadão

Diga adeus ao fastidioso sistema de senhas e às horas de tédio passadas em salas de espera com o intuito de renovar o seu cartão de cidadão. Acompanhando a simplicidade e comodidade de outros processos outrora burocráticos, como a assinatura de um crédito consolidado ou de um seguro multirriscos, a renovação do cartão de cidadão é agora feita de forma espontânea através da receção dos códigos PIN, que exclui a necessidade de ir até um balcão para tratar deste assunto. Tudo o que tem de fazer depois de receber a carta PIN é efetuar o pagamento da referência multibanco e o cartão de cidadão é enviado para a morada do titular do documento.

Obviamente, este processo só se aplica a pessoas que não necessitam de alterar a fotografia, nome, morada, assinatura ou contactos. Posto isto e desde que o método de pagamento do cidadão tenha crédito suficiente para efetuar o pagamento da referência bancária, todos os critérios estão preenchidos para que possa obter o seu cartão sem se dirigir a uma loja do cidadão. Esta alteração deixa também mais espaço para que pessoas com idade inferior a 25 anos possam usufruir das senhas das lojas do cidadão e obtenham um serviço melhor e menos saturado.

Para garantir que o processo de renovação automática acontece com toda a segurança, apenas o titular do cartão pode receber a carta com o cartão renovado. Para o efeito terá também de apresentar um documento de identificação, que pode ser o cartão de cidadão caducado, a carta de condução, um cartão de crédito e outros similares. Caso o titular não esteja em casa no momento da entrega do cartão, este é enviado para os CTT, onde pode ser levantado.

Este cartão de cidadão renovado é válido para todos os efeitos, exceto para a utilização dos serviços de assinatura digital. Neste caso, é necessário ativar esta funcionalidade num balcão do IRN (Instituto dos Registos e Notariado). Desde setembro de 2020, mais de 350 mil pessoas usufruiram já da entrega ao domícilio dos seus cartões de cidadão com uma taxa de sucesso de 94%, o que dá crédito à iniciativa do Ministério da Justiça.

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