Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

IVAucher: Tudo o que precisa de saber

Publicado em 02/06/2021 às 10:00
IVAucher: Tudo o que precisa de saber

Num tempo em que a poupança assume um papel tão importante, o IVAucher assume um papel interessante para os portugueses. Compreenda como pode beneficiar dos descontos e saiba mais sobre este programa de incentivo ao consumo.

O setor do turismo, da cultura e da restauração foram imensamente afetados durante a pandemia e uma forma de apoiar estas estruturas nacionais foi a criação de um sistema de apoio que oferece às famílias portuguesa – igualmente afetadas financeiramente – a opção de acumularem benefícios depois de investirem neste tipo de setor.

Numa fase em que tantos portugueses se viram forçados a adquirir um crédito pessoal (que, em tantos casos, se acumulou com outras despesas de empréstimos, como o crédito à habitação ou o crédito automóvel), a procura por soluções de poupança é cada vez mais intensa. Além de estratégias pessoais para poupar ou da contratação de um mais vantajoso crédito consolidado, os portugueses receberam, por isso, com entusiasmo a ideia de pouparem no setor do alojamento, da cultura e da restauração.

Venha conhecer melhor o IVAucher e saber como pode aproveitar os seus benefícios.

IVAucher: o que é?

O IVAucher trata-se de um programa que visa estimular a economia durante os meses veraneantes, funcionando entre o dia 1 de junho e 31 de agosto.

Com o slogan “acumular para depois gastar”, o novo programa do Governo visa aliviar os setores que foram mais afetados pela pandemia, permitindo que o IVA gasto em estruturas de alojamento, restauração e cultura possa transformar-se em descontos para, posteriormente, poder utilizar o valor ao longo dos meses entre outubro e dezembro.

Este programa contará todos os consumos realizados nestes setores, contando que seja pedida uma fatura com o número de identificação fiscal (NIF). Mediante este pedido, a AT (Autoridade Tributária) calculará depois o valor do IVAucher para que possa gastá-lo entre 1 de outubro e 31 de dezembro.

O valor acumulado dependerá do IVA de cada produto, sendo que acumulará entre 6 e 23% consoante o tipo de produto que consuma/adquira.

Como é feita a adesão ao IVAucher?

Para que adira ao IVAucher na fase de acumulação, tudo o que necessita de fazer é de pedir fatura com o seu NIF. Ainda assim, para beneficiar do desconto, deverá fazer a adesão ao IVAucher, sendo que a mesma pode ser realizada de duas formas.

A partir de Outubro, poderá aderir online, no site www.ivaucher.pt ou na aplicação móvel do IVAucher (disponíveis em breve). Nestas plataformas, depois de confirmado o NIF, terá de associar um cartão. A adesão também poderá ser feita presencialmente num dos pontos de venda estipulado, mediante a leitura do seu cartão de cidadão e do cartão bancário que quer associar ao mesmo.

Depois da adesão, os consumidores poderão utilizar o desconto usando a aplicação do IVAucher ou o terminal disponibilizado nos operadores aderentes, sendo que apenas estes permitirão o uso do desconto.

O máximo de desconto que poderá utilizar em cada compra será de 50% do valor da compra, sendo que, para usufruir do mesmo, terá de pagar com o cartão bancário que associou ao IVAucher.

O saldo do IVA que vai acumulado poderá ser consultado a partir do dia 1 de Junho na sua app do e-fatura, sendo o valor atualizado em tempo real. O valor total definitivo poderá ser consultado após ser apurado pela AT, em setembro.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer