Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

IRS 2021: Saiba as várias datas

Publicado em 20/02/2021 às 10:00
IRS 2021: Saiba as várias datas

A situação atual de confinamento tem feito com que muitas obrigações se alterem na vida dos portugueses. Venha conhecer as datas às quais deve manter-se atento relativamente ao IRS de 2021.

Tal como o ano anterior, 2021 não tem sido simples para os portugueses. Entre o sucessivo Estado de Emergência e a dúvida permanente sobre o futuro, as questões relacionadas com a economia (familiar e do país) tem estado permanentemente no pensamento do povo luso.

Para muitas famílias, neste momento, existe já uma dificuldade patente no cumprimento das obrigações (incluindo no que respeita às mensalidades do seu crédito à habitação ou do crédito pessoal). Por outro lado, também são mais as famílias que, perante as dificuldades, procuram adquirir um novo crédito ou juntar os seus créditos num único crédito consolidado.

Esta necessidade pela procura de alternativas faz com que, mais do que nunca, os portugueses se mantenham atentos, para garantirem que aproveitam os benefícios vigentes e que cumprem as suas obrigações de forma atempada, para evitar eventuais coimas que prejudiquem ainda mais a sua vida financeira.

Torna-se, por esta razão, pertinente saber as principais datas relacionadas com o IRS 2021. Venha conhecê-las.

Um olhar sobre o IRS 2021

Próximos do começo da corrida do IRS, e para evitar que existam constrangimentos ou imprevistos, torna-se fundamental conhecer os passos que, este ano, devem ser dados para garantir que tudo decorre de forma tranquila.

Saber quando dar a comunicação do agregado familiar ao fisco ou até quando validar as suas faturas no e-fatura é fundamental para que saiba o que deve fazer e quando deve fazê-lo.

A informação relativa a estas e outras questões foi publicada pela Autoridade Tributária (AT) num folheto informativo, que avança que o processo decorrerá entre 1 de abril e 30 de junho.

As datas que deve reter na sua mente

As principais datas que deve reter na sua mente no que diz respeito ao IRS de 2021 são as seguintes:

  • Até 15 de fevereiro: Comunicação do agregado familiar;
  • Até 25 de fevereiro: Introdução e validação de faturas no e-fatura;
  • Até 15 de março: Serão divulgados os valores relativos às deduções;
  • Entre 16 e 31 de março: Reclamação sobre o valor das deduções;
  • Entre 1 de abril e 30 de junho: Efetiva entrega da declaração de IRS sobre os rendimentos de 2020;
  • Até 31 de julho: Prazo limite para o envio da nota de liquidação do IRS pela AT;
  • Até 31 de agosto: pagamento dos valores de IRS devidos ao Estado.
Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer