Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Saldos? Aproveite, mas evite as compras por impulso!

Publicado em 11/02/2020 às 10:00
Saldos? Aproveite, mas evite as compras por impulso!

Os saldos após o Natal podem ser uma boa oportunidade para fazer compras por valores mais baixos. Ainda assim, é muito importante saber como comprar para evitar as compras impulsivas. Saiba como pode fazê-lo.

Perante a sua situação atual, sendo que, provavelmente, está a pagar o seu crédito à habitação, o seu crédito pessoal, o crédito automóvel e tem, ainda, todas as restantes despesas, pode parecer-lhe complicado fazer outro tipo de compras.

As finanças familiares nem sempre são fáceis de gerir e, por mais que busque alternativas que facilitem a sua vida, como o crédito consolidado, para reduzir os pagamentos mensais, a verdade é que, muitas vezes, outras necessidades pessoais – como roupa, calçado ou mesmo um eventual eletrodoméstico – podem ficar para segundo plano.

De facto, quando assim é, o aliciamento da época de saldos pode ser bastante intenso, já que os valores dos produtos acabam por baixar substancialmente, permitindo a sua aquisição.

Ainda que estes valores permitam a compra, no entanto, para garantir uma verdadeira poupança, é necessário discernir entre as compras de necessidade e as compras impulsivas, e também gerir as compras de maneira inteligente e ponderada. Venha descobrir como pode fazer isso mesmo.

As melhores estratégias para aproveitar os saldos

Para garantir que aproveita os saldos da melhor forma deve, para começar, analisar as suas necessidades efetivas antes de rumar à loja. Saber o que precisa de comprar pode evitar que se sinta tentada a comprar produtos dos quais não precisa, apenas por estarem a um preço apelativo.

Se deseja uma maior poupança, pode também ser boa ideia esperar pelos segundos saldos e fazer as compras online, sendo que, por vezes, existem preços mais vantajosos nas lojas digitais.

A postura a evitar durante os saldos

Se sair de casa sem um orçamento estipulado e sem uma lista de bens que necessita, o mais provável é que acabe a comprar por impulso e a gastar mais do que desejava.

Assim, o melhor será analisar ponderadamente a necessidade efetiva que tem de todos os produtos que vai comprar, independentemente do seu preço.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer