Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Salário mínimo nacional em 2020 já subiu

Publicado em 20/01/2020 às 10:00
Salário mínimo nacional em 2020 já subiu

O salário mínimo em Portugal já subiu em 2020, atingindo os 635 euros mensais. A intenção governamental é que, até 2023, este valor passe para os 750 euros. Saiba mais sobre esta temática.

A situação financeira de muitos portugueses é dificultada pelos baixos rendimentos mensais, que impedem uma vida estável e sadia, por se tratarem de valores insuficientes para o cumprimento de todas as suas obrigações.

Muitas vezes com múltiplas despesas para pagar (nomeadamente as contas da casa, as despesas familiares, os créditos (que por vezes somam o crédito à habitação, o crédito automóvel e o crédito pessoal; ou que se reúnem num único crédito consolidado) e ainda as regulares despesas quotidianas; estas famílias veem com bons olhos a súbita do salário mínimo nacional.

Venha saber as alterações no salário mínimo, já aplicadas em 2020 e os planos governamentais para o futuro.

Em 2020, quanto subiu o salário mínimo?

O salário mínimo nacional, fixado nos 600 euros, subiu, no começo de 2020, para 635 euros. Esta é uma medida que abrange cerca de 720 mil trabalhadores e traduz-se num aumento de 31,15 euros líquidos mensais para os abrangidos.

Este aumento salarial já se encontrava aprovado pelo Conselho de Ministros e publicado em Diário da República desde o dia 21 de Novembro de 2019.

Embora a subida salarial seja vista com bons olhos, a CGTP asseverou que esta subida é ainda insuficiente tendo em consideração a evolução económica nacional.

Este aumento não irá alterar as questões relacionadas com o IRS, sendo que os contribuintes apenas terão o aumento na sua contribuição para a Segurança Social, aumento esse que será de 3,85 euros mensais.

Em termos percentuais, o aumento salarial é, portanto, de 5,85%.

Como é vista esta subida em termos internacionais e futuros?

Embora a intenção do programa do atual Governo seja que o aumento salarial se traduza, de forma gradual, num aumento que atinja, pelo ano 2023, os 750 euros mensais, a verdade é que nem todos sentem da mesma forma o plano salarial de António Costa.

Segundo a Comissão Europeia, entre os 22 países da União Europeia que têm um salário mínimo, Portugal foi um dos que menos aumentou este valor, encontrando-se em 16º lugar na tabela (o 6º aumento mais baixo).

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer