Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Resolução de ano novo: Poupar

Publicado em 14/01/2020 às 09:00
Resolução de ano novo: Poupar

Ano novo é época de repensar a vida e de fazer resoluções. Para muitos portugueses, isto significa criar métodos para melhorar os seus rendimentos ou fazer maiores poupanças. Venha descobrir algumas resoluções de ano novo que o ajudam a poupar.

A situação financeira de muitas famílias portuguesas é complexa. Com um crédito para pagar (ou vários, já que várias pessoas se encontram a pagar, em simultâneo, um crédito pessoal, um crédito à habitação e um crédito automóvel) e ainda com as despesas regulares dos serviços, da alimentação e da educação; nem sempre é simples cumprir as obrigações, o que torna ainda mais complexa a intenção de fazer uma poupança.

Pensando nestas questões, muitos portugueses escolhem o começo do ano para aplicarem os atos que podem motivar a poupança, colocando este objetivo entre as suas resoluções.

Venha saber algumas resoluções que podem ajudá-lo a poupar em 2020.

 1. Opte por um crédito consolidado

Caso se encontre a pagar mensalidades de vários créditos, pode optar pela mais rentável opção do crédito consolidado.

Reunindo todos os créditos numa prestação única, usualmente inferior à soma das mensalidades, isto pode impactar no seu orçamento familiar, aliviando a taxa de esforço e facilitando a poupança.

 2. Tente renegociar os créditos

Outra opção relacionada com os seus créditos é tentar renegociá-los na instituição bancária onde os obteve ou – caso se trate de um crédito à habitação - transferi-los para outra instituição, onde lhe ofereçam melhores condições de financiamento.

 3. Faça listas do que necessita

Ao fazer listas sobre as coisas que necessita de comprar, poderá, com maior facilidade, discernir sobre o que é essencial e o que é supérfluo.

Este simples ato poderá fazer com que o seu orçamento familiar melhore bastante, reduzindo os gastos efetivos com produtos desnecessários.

 4. Crie uma conta poupança

Se tiver como objetivo a criação de uma conta poupança e se comprometer em colocar na mesma um montante fixo todos os meses, verá que, ao final de apenas alguns meses, poderá ter poupado bastante.

 5. Planeie um orçamento familiar

O planeamento é essencial para a poupança. Tenha sempre anotadas todas as despesas mensais, bem como os ganhos familiares.

Olhando para o plano orçamental, terá certamente uma melhor noção do seu dinheiro, o que facilitará a gestão do orçamento familiar, ajudando-o a compreender onde está a gastar mais e onde pode reduzir.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer