Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Manuais escolares gratuitos: Evite penalizações

Publicado em 25/09/2019 às 10:00
Manuais escolares gratuitos: Evite penalizações

Um manual escolar gratuito entregue em mau estado pode estar sujeito a penalizações. Conheça as melhores formas de as evitar.

As famílias portuguesas encararam com bons olhos os manuais gratuitos. Muitas vezes em situações mais complexas, onde impera a gestão do pagamento de várias obrigações com um orçamento familiar reduzido, estas famílias realizam uma verdadeira “ginástica financeira” para garantirem o cumprimento dos pagamentos dos serviços, do crédito habitação, do crédito automóvel ou de um eventual crédito pessoal.

A busca pelas soluções é constante e, justamente para evitarem penalizações ou conseguirem um maior equilíbrio, estas famílias aproveitam as medidas governamentais para o apoio à educação ou recorrem ao crédito consolidado para reduzir as suas mensalidades.

Evidentemente, neste cenário, todo o tipo de penalizações deve ser evitado e, por isso mesmo, garantir que os manuais escolares gratuitos são devolvidos em bom estado é imperativo.

Deixamos algumas dicas para evitar as penalizações sobre os manuais escolares gratuitos.

1. Faça boas escolhas na compra do material escolar

Os alunos têm por hábito sublinhar e escrever os livros durante o estudo. Uma aposta em canetas apagáveis pode fazer com que os seus filhos garantam livros em bom estado no final do ano, sem terem de se privar deste método de estudo.

2. Evite danos com água

Da mesma forma, uma boa mochila, impermeável, pode evitar que os livros se danifiquem em dias de chuva.

Compre ainda proteções de capa amovíveis para garantir que plastifica os manuais, sem os danificar na remoção deste forro.

3. Fale com o seu filho sobre as regras dos manuais

Uma conversa séria com o seu filho sobre a responsabilidade dos manuais gratuitos pode ser muito útil para garantir que ação da criança sobre estes livros é mais cuidada.

Explicar que estes manuais são emprestados e que irão ser utilizados por outras pessoas, bem como salientar a importância deste empréstimo para a gestão familiar em sua casa pode ser a melhor forma de evitar que a criança dobre, risque ou escreva os livros.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer