Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Plano consolidado com hipoteca: o que é e devo fazer?

Publicado em 30/01/2019 às 10:00
Plano consolidado com hipoteca: o que é e devo fazer?

Se a mensalidade dos seus créditos lhe pesa, o crédito consolidado poderá ser uma boa forma de poupar mensalmente. Entre este tipo de crédito, encontra-se o crédito consolidado com hipoteca. Sabe de que se trata? Então, está na hora de conhecer esta alternativa de crédito para descobrir se ela é viável para si.

O que é o crédito consolidado com hipoteca?

Este tipo de crédito trata-se de uma forma de unir todos os seus empréstimos num só, utilizando, como garantia, um imóvel. Ao dar o seu imóvel (ou o de um familiar) como garantia de pagamento, poderá conseguir mensalidades mais em conta e com taxas de juro mais baixas.

O crédito consolidado com hipoteca trata-se de uma hipótese interessante e viável para quem se sabe capaz de cumprir os prazos de pagamento. No entanto, é algo incerto para quem corre o risco de incumprimento, na medida em que, nesta situação, existe o risco de que a casa dada como garantia seja hipotecada.

Por que razão fazer um crédito consolidado com hipoteca?

Os créditos consolidados com hipoteca podem apresentar várias vantagens. A primeira prende-se com uma maior poupança e uma melhor gestão das contas mensais e com a possibilidade de conseguir taxas de juro mais em conta.

Além disso, ao adquirir este tipo de crédito consolidado, passará a ter apenas uma mensalidade, o que facilita a gestão dos créditos.

Esta situação irá ainda dar-lhe uma margem de manobra, permitindo que peça mais dinheiro emprestado, caso necessite. Uma vez que o imóvel é dado como segurança, as instituições credoras terão maior confiança e facilitarão o empréstimo.

Quais os riscos dos créditos consolidados com hipoteca?

O maior risco associado a estes créditos prende-se com uma situação de incumprimento que leve à perda efetiva do imóvel.

Além disso, para muitas pessoas, uma gestão indevida do dinheiro acaba por fazer com que recorram desnecessariamente ao empréstimo adicional, acabando por ficar mais endividadas do que inicialmente.

Assim, antes de se avançar para a aquisição de créditos consolidados com hipoteca, é muito importante que se fale com um profissional para avaliar a situação e que pondere cautelosamente a sua capacidade de cumprir os encargos associados ao mesmo.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer