Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

5 erros a evitar antes de comprar um imóvel

Publicado em 19/05/2022 às 10:00
5 erros a evitar antes de comprar um imóvel

Se vai comprar casa pode ser útil saber quais os cinco erros a evitar, para garantir que salvaguarda as suas finanças.

O momento em que decide comprar casa e adquirir um crédito para o efeito é muito emocionante, mas também pode carregar alguns riscos a evitar.

Se já notou que muitas famílias se encontram em situação económica precária, lutando contra as dificuldades de pagamento dos créditos ou tentando mesmo renegociá-los num único crédito consolidado para aligeirar a carga mensal, este deve ser um sinal de alerta para que tenha em atenção a melhor forma de ação.

Assim, caso esteja a pensar comprar casa, recomendamos que tenha em mente estes 5 erros e que os evite a todo o custo, para garantir que a sua estabilidade financeira não é afetada por más decisões.

 1. Agir sem se informar

Um erro que muitas pessoas comete passa pela escolha emocional do imóvel, sem antes conhecer as condições habitacionais do imóvel.

Verifique todos os aspetos, incluindo os equipamentos que esta possui, a sua exposição solar e o funcionamento dos utilitários.

Um momento irrefletido poderá fazê-lo gastar mais do que tinha em mente.

 2. Esquecer os documentos legais

A verificação da documentação do imóvel é fundamental para garantir que a casa não se encontra penhorada ou tem quaisquer outras dívidas associadas.

Os documentos de um imóvel devem estar atualizados, sendo importante verificar a sua Certidão Permanente e a sua CPU (Caderneta Predial Urbana).

 3. Deixar o crédito para depois

Até que tenha um crédito pré-aprovado para a compra de casa, não pode saber em efetivo qual o orçamento que tem disponível para a compra de um imóvel.

Procure ter esta informação previamente, até para não perder um eventual imóvel enquanto aguarda a resposta da entidade credora.

 4. Não estudar as cláusulas associadas

O contrato do crédito que adquirir terá cláusulas diversas e é importante que as estude com atenção para que não acabe por assinar um documento que o faz assumir responsabilidades que não são suas.

 5. Não pensar nos extras

Existem sempre gastos além dos que ponderou inicialmente e não deve ignorar esta questão.

O valor do imóvel é apenas uma parte, havendo sempre custos relacionados com a burocracia, os impostos, eventuais obras que sejam necessárias ou o condomínio.

Se tiver todos os potenciais gastos em mente, é mais provável que consiga dar conta de todas as despesas, de forma tranquila e regrada.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer