Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Com o desemprego a aumentar, damos 6 dicas para encontrar emprego

Publicado em 01/10/2020 às 10:00
Com o desemprego a aumentar, damos 6 dicas para encontrar emprego

Dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) indicam que o desemprego em Portugal aumentou mais de 30% em agosto face ao ano passado.

Sabemos que procurar um novo emprego é uma situação incómoda, mas inevitável na vida de muitos portugueses que perderam o trabalho após a pandemia.

Se está atualmente desempregado e à procura de trabalho, e talvez com créditos por pagar (dica: experimente consolidar esses créditos para baixar a prestação global), conheça aqui seis dicas úteis para encontrar emprego em Portugal.

 1. Esteja atualizado nas novidades da sua área

A busca por um novo emprego é uma tarefa que consome grande parte do dia, no entanto, é preciso ter paciência e não deixar de explorar as novidades da sua área e investir no seu desenvolvimento para acumular crédito profissional.

 2. Aposte nos portais de emprego

Os portais de emprego são uma ferramenta importante para todos aqueles que estão a procurar uma boa oportunidade. Dessa forma, procure por um site fácil de utilizar e capaz de filtrar as melhores ofertas de emprego segundo suas competências.

 3. Prepare um currículo vencedor

O currículo deve focar-se nas suas conquistas, mas sem que pareça muito exagerado. De forma consciente, é essencial incluir informações que demonstrem o seu valor profissional.

Sabemos que o mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo como atualmente, e com candidatos cada vez mais capacitados à procura de emprego. Por isso, tente vender-se de maneira honesta, mas habilidosa e atrativa.

Após conseguir uma entrevista, não deixe de estudar a empresa e as áreas em que a mesma está a atuar, como vendas ou tecnologia, por exemplo. Esse é um conselho essencial para se destacar para os recrutadores perante os demais candidatos.

4. Invista em melhorar as suas competências

Se sentir que lhe falta uma habilidade para as ofertas de emprego que vem tentando, procure aprender sobre o assunto e se aperfeiçoar sempre que possível.

Hoje em dia, há vários cursos online que podem ajudar no aprendizado e tornar o seu objetivo de encontrar um bom emprego mais fácil. Além disso, esse é um investimento em si próprio que os recrutadores não deixam passar em branco.

 5. Explore a sua rede de contactos

Mais de 80% das oportunidades de emprego acabam preenchidas por meio da rede de contactos. Não é segredo que muitas propostas divulgadas ao público não passam de uma formalidade, pois o candidato escolhido já foi apresentado através da rede de contactos da empresa. Portanto, não deixe de nutrir as suas relações profissionais de maneira genuína e evite procurar seus contatos apenas quando precisar de uma indicação de emprego.

 6. Trabalhe na sua imagem online

Trabalhe a sua página nas plataformas digitais direcionadas ao mercado de trabalho, como o LinkedIn, pois estas são utilizadas por muitos profissionais das mais variadas áreas.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer