Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Fim das moratórias tem prolongamento? Saiba tudo aqui.

Publicado em 24/09/2020 às 10:00
Fim das moratórias tem prolongamento? Saiba tudo aqui.

O fim das moratórias para créditos está a gerar preocupação entre os portugueses. Mas, afinal, o que irá acontecer? Haverá prolongamento? Saiba tudo o que precisa aqui.

Muitos portugueses estão, como sabemos, dependentes do crédito para conseguirem adquirir os seus bens e existem, por isso mesmo, inúmeras pessoas a pagar as mensalidades para o seu crédito à habitação e/ou automóvel, créditos pessoais ou, em alternativa, um crédito consolidado.

O atual panorama que se vive internacionalmente, face à pandemia do Covid-19 fez com que a capacidade económica de muitas famílias e empresas fosse severamente abalada. Desta forma e no sentido de aliviar um pouco as despesas destas famílias, surgiram várias moratórias sobre o pagamento dos créditos às entidades bancárias.

Findo o prazo de seis meses previsto para essas moratórias, os portugueses questionam, agora, com o que podem contar, já que a situação se mantém instável, quer a nível de saúde como social e financeiro.

Venha saber com o que contar face ao fim previsto para as moratórias.

O prolongamento do prazo para as moratórias está previsto?

Considerando a atual situação do Covid-19, o Governo aprovou o prolongamento das moratórias até ao final de Março de 2021. Este prolongamento prevê a suspensão do pagamento das prestações dos empréstimos bancários, incluindo para quem se encontra a pagar um crédito à habitação.

Esta medida, integrada no Programa de Estabilização Económica e Social pode ser consultada no decreto-lei n.º 10-J/2020.

Todas as pessoas poderão usufruir deste prolongamento?

O prolongamento das moratórias não abrange todas as pessoas, na medida em qua algumas instituições privadas de crédito, como a Cetelem ou a Cofidis, não pretendem prolongar as suas moratórias, caducando estas a 30 de Setembro.

Já nas empresas aderentes, é expectável que a moratória seja concedida mas, para que tal aconteça, é essencial que os clientes das empresas solicitem a extensão junto das entidades credoras, com a consciência de que as condições a que ficarão sujeitos poderão ser distintas das inicialmente contratadas.

A lista de entidades aderentes ao prolongamento das moratórias pode ser consultada no website da Associação das Instituições de Crédito Especializado (ASFAC).

As instituições bancárias, por sua vez, irão permitir a suspensão durante o prazo de um ano, sendo que o prazo limite passa a ser 30 de Junho de 2021. No caso de o seu empréstimo ter sido pedido a um banco, terá até 30 de Setembro para requerer o prolongamento da moratória.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer