Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Covid-19: Moratórias e Crédito Consolidado

Publicado em 20/06/2020 às 09:00
Covid-19: Moratórias e Crédito Consolidado

A situação gerada pelo Covid-19 fez muitas famílias perderem uma parte significativa dos rendimentos. Conheça o papel das moratórias e do crédito consolidado pna revisão dos encargos financeiros e na facilitação da vida económica.

O aparecimento da pandemia do Covid-19 motivou a paragem de várias empresas e veio afetar de forma efetiva muitas famílias, tendo existido uma grande percentagem de profissionais em regime de freelancer parados e também vários profissionais com contrato em regime de lay-off.

A situação atual é, por isso, de dificuldade financeira para muitas famílias portuguesas, existindo ainda uma grande incerteza quanto ao futuro.

Para tentar amenizar um pouco as dificuldades vividas pelas famílias lusas, o Governo fez a aprovação de várias medidas e criou um espaço de oportunidade para que as pessoas façam a revisão dos seus encargos financeiros, de forma a amenizar a carga mensal.

A mensalidade do crédito ou a soma das mensalidades dos vários créditos é um bom exemplo disto mesmo, existindo a possibilidade de renegociar o crédito, nomeadamente consolidando os créditos numa única mensalidade ou de pedir moratória. Venha conhecer estas opções.

Moratória do crédito

A moratória é uma solução que permite aos clientes deste tipo de empréstimo o usufruto de um alívio imediato nas suas obrigações.

Neste momento, é possível pedir o adiamento no pagamento do crédito à habitação e de outros créditos, através de moratórias privadas, que são disponibilizadas pela própria instituição credora.

Visto que os juros passarão, neste caso, a contar como capital de dívida, esta alternativa, pode ser responsável pelo aumento posterior dos encargos devido à capitalização dos juros não pagos, apesar de o alívio imediato ser notório.

Renegociação e crédito consolidado

Para quem adquiriu mais do que um crédito, a consolidação dos créditos pode ser uma boa opção.

Embora esta solução não resulte num alívio tão grande, no momento imediato, este faz com que se torne mais simples organizar as suas finanças (transformando as várias mensalidades numa única) e garantindo o amenizar desta obrigação, já que o montante da mensalidade será sempre menor do que a soma das mensalidades atuais.

Apesar de terem impacto na taxa de esforço, situações como o desemprego ou o lay-off não inviabilizam, por si só, a aquisição de um crédito consolidado.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer