Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Pedir fatura com NIF: vale a pena ?

Publicado em 05/11/2019 às 10:00
Pedir fatura com NIF: vale a pena ?

Muitas pessoas questionam se realmente deverão pedir as suas faturas com número de contribuinte. Conheça as vantagens de pedir fatura com NIF.

A realidade de muitas famílias portuguesas é financeiramente complexa. Para muitas pessoas no nosso país, o rendimento familiar pode parecer escasso quando chega o momento de cumprir todas as obrigações mensais.

O pagamento da mensalidade do crédito habitação, do crédito automóvel e do crédito pessoal; a par com as contas dos serviços da casa (como a água, luz, gás ou internet) e ainda as despesas com alimentação ou a educação dos filhos; podem tornar complexa a gestão do dinheiro ao longo (ou no final) do mês.

Existem vários truques de poupança, que vão da criação de planos económicos à aglomeração dos créditos num só crédito consolidado. Além disso, os portugueses questionam ainda se valerá a pena, para efeitos de ganho financeiro, pedirem a sua fatura com NIF. Hoje, deixamos quatro razões pelas quais deve fazê-lo.

1. Poderá pagar menos IRS

Quando pede a sua fatura com NIF, está, no fundo, a apresentar ao Estado as suas despesas e a justificar a necessidade dos seus ganhos.

Pessoas que usualmente pagam IRS são particularmente beneficiadas quando pedem este tipo de fatura, já que, desta forma, maximizam as deduções à coleta, equilibrando o apuramento anual da colecta líquida do IRS.

2. Os pagamentos sem NIF não contam como despesa

A partir de 2015, apenas as despesas nas quais peça o número de contribuinte serão contadas como deduções à coleta, ainda que apresente as faturas referentes à compra.

Assim, para que possa ter as devidas deduções no IRS, é fundamental que peça a sua fatura com NIF.

3. Apoiar o combate à fraude

Como sabemos, muitas pessoas tentam fugir ao fico e, no geral, os cidadãos que cumprem, são os maiores prejudicados.

Assim, para fins de combate à fraude fiscal, torna-se pertinente o pedido de faturas com NIF, já que isto ajuda a detetar infrações por parte dos comerciantes e também de contribuintes que estejam a manter ações fraudulentas face à tributação.

4. Sorteio de carros entre contribuintes

Outra razão que poderá ser benéfica e indiciar que deve pedir a sua fatura com o número de contribuinte é o facto de as faturas com NIF poderem pô-lo a concurso semanal para ganhar uma viatura oferecida pela Autoridade Tributária portuguesa.

Este prémio já foi atribuído a inúmeras pessoas mas apenas contam para sorteio aquelas que têm as suas faturas registadas devido ao pedido da fatura com NIF. Assim, vale a pena tentar a sua sorte pedindo este tipo de fatura.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer