Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Cartão de Saúde ou Seguro de Saúde - Qual a melhor escolha?

Publicado em 22/08/2019 às 10:00
Cartão de Saúde ou Seguro de Saúde - Qual a melhor escolha?

A escolha entre um cartão de saúde ou um seguro de saúde são duas opções válidas para que possa ir a médicos e clínicas privadas em caso de necessidade. Venha descobrir qual é a melhor escolha para si.

A situação económica das famílias do século XXI apresenta, frequentemente, alguns desafios. Numa época em que o desemprego e a precariedade tanto se falam, são muitas as pessoas que têm alguma dificuldade no pagamento das suas obrigações mensais, como o pagamento da mensalidade do crédito habitação, do crédito automóvel e do crédito pessoal ou o pagamento das despesas com serviços como a água, a luz e o gás.

A busca de alternativas para equilibrar o cenário financeiro passa, muitas vezes, por soluções de poupança ou pela renegociação dos créditos num único crédito consolidado. Pensando também no futuro e em problemas inesperados – e até porque, como diz o povo português, “com a saúde não se brinca” – muitas pessoas procuram também alternativas viáveis para poderem aceder aos melhores serviços de saúde sem que os mesmos saiam tão dispendiosos.

Quando a preocupação é a saúde, a maioria das pessoas questiona qual a melhor escolha: um Cartão de Saúde ou um Seguro de Saúde. Evidentemente, o preço tem aqui um impacto, mas não é o único elemento a avaliar.

Hoje, olhamos ambas as opções para que possa, de forma informada, definir qual é melhor para si.

Caraterísticas dos Cartões de Saúde

O Cartão de Saúde tende a ser menos dispendioso do que o seguro, sendo necessário compreender, no entanto, que não o substitui.

Estes cartões poderão ser uma boa escolha quando, na sua área de residência, existem vários especialistas que tenham acordos estabelecidos. Se assim não for, um dos riscos é que a sua utilização seja parca.

Entre os pontos fortes deste cartão encontra-se o facto de poder começar a utilizá-lo imediatamente após a sua aquisição, a possibilidade de aderir independentemente da faixa etária e de contemplar, entre uma vasta rede de serviços médicos, vários tipos de tratamento e exame.

Caraterísticas dos Seguros de Saúde

O Seguro de Saúde é uma opção que se adequa mais a algumas situações do que a outras. Para começar, com o seguro de saúde, nem todas as despesas serão cobertas até que passe o período de carência. Isto é: apenas algum tempo depois de ter o seguro poderá usufruir do mesmo.

O Seguro de Saúde tem ainda a desvantagem de ser potencialmente difícil de contratar a partir de determinada idade e de ver o seu prémio crescer a par com o envelhecimento. Outra desvantagem é, ainda, o facto de que existe um limite máximo coberto pelo seguro.

Uma vantagem face ao Cartão de Saúde é o facto de integrar a assistência médica em hospitais e de potencialmente contemplar, mediante o plano escolhido, situações como partos e próteses.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer