Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Crédito abatido ao ativo: cuidados e implicações

Publicado em 10/08/2019 às 13:00
Crédito abatido ao ativo: cuidados e implicações

Crédito abatido ao ativo é um nome que não enuncia uma situação positiva. Sabe, em concreto, de que se trata? Então, venha descobrir os cuidados e implicações do mesmo.

Os créditos fazem parte da vida dos portugueses e alguns termos, como crédito consolidado, são bem conhecidos por estes. Outros termos, no entanto – talvez por se tratarem de situações a evitar – acabam por ser menos conhecidos e falados, havendo muitas pessoas alheias ao seu significado. Um exemplo disto é o crédito abatido ao ativo.

Considerada uma das piores situações em que uma pessoa pode estar face a um crédito, esta pode ser impeditiva da aquisição de novos empréstimos junto das entidades credoras.

Esta situação corresponde, pois, a um empréstimo que não está regularizado e do qual não se espera a regularização. Este implica, por isso, a denúncia e o registo no Banco de Portugal. Quando um empréstimo atinge esta situação, o banco assume a perda do dinheiro e cataloga o beneficiário do mesmo como um prejuízo, deixando-o numa situação negativa face a todas as entidades credoras e dificultando severamente a aquisição de quaisquer créditos.

Como evitar o crédito abatido ao ativo?

Todos os cuidados para evitar ter um crédito abatido ao ativo devem ser tidos, para que se evite chegar a esta complexa situação de incumprimento.

A regularização dos pagamentos, através de renegociações de créditos ou da aquisição de um crédito consolidado poderá ser a melhor opção, para que possa ficar com mensalidades menores e mais exequíveis.

Quais são as implicações de créditos abatidos ao ativo?

Os registos do Banco de Portugal são a base sobre a qual uma entidade credora decide aceitar ou negar os créditos pedidos. O facto destes créditos abatidos ao ativo colocarem o beneficiário na lista negra faz com que o pedido seja, certamente, negado.

Esta situação pode ser muito preocupante, já que impedirá esse beneficiário de aceder a qualquer tipo de apoio económico com base em empréstimos bancários.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer