Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Vai comprar carro elétrico? Conheça os incentivos em 2019

Publicado em 15/04/2019 às 10:00
Vai comprar carro elétrico? Conheça os incentivos em 2019

Muitos portugueses querem comprar carro e é cada vez mais comum a aquisição de um crédito auto para esta finalidade. A soma das despesas relativas a este crédito e a outro crédito que possam manter (como o pessoal ou habitação) pode eventualmente ser amenizada juntando-os num só crédito consolidado.

Este, no entanto, não é o único passo a dar para a poupança. Neste momento, ancorado em diversas questões de ordem ambiental e para estimular a compra de veículos elétricos, o Estado nacional prevê um incentivo na compra do seu carro ou mota elétrica.

O diploma que regula esta questão prevê um incentivo de 3000 euros para particulares que adquiram um carro elétrico e 2250 euros de incentivo para empresas. Além disso, o estado apoiará ainda a compra de motos elétricas com um valor até 400 euros e de bicicletas urbanas elétricas com um valor até aos 250 euros.

No que diz respeito à compra de carros elétricos, esta medida irá aplicar-se para veículos até aos 62.500 euros, sendo que os mesmos não poderão, também, ser exportados ou vendidos nos dois anos subsequentes à aquisição.

Se enquadrar todos os termos acima, qualquer entidade particular ou empresa pode pedir o incentivo, devendo a solicitação ser feita no site do Fundo Ambiental, mediante o preenchimento de um formulário online, ali apresentado, e do envio de todos os documentos estipulados.

Esta medida visa, fundamentalmente, a descarbonização e, neste sentido, não só o Estado tentará apoiar a compra deste tipo de meio de transporte mais verde, como impulsionará também, mediante a redução de tarifários, o uso dos transportes públicos. Neste sentido, prevê-se também a reformulação das frotas de transportes públicos que deverão, gradualmente, passar também a ser formadas essencialmente por veículos elétricos.

Estima-se que, na soma, o investimento estatal para a compra de veículos elétricos vá rondar, no corrente ano, os 3 milhões de euros; número que prevê ultrapassar os 2,65 milhões de euros investidos no passado ano 2018.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer