Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Que produtos faz sentido comprar a crédito?

Publicado em 06/12/2018 às 10:00
Que produtos faz sentido comprar a crédito?

O debate sobre o uso do cartão de crédito ou do cartão de débito nas contas já é antigo. Este faz parte do pensamento de muitas famílias que, gerindo já as suas finanças para o pagamento dos serviços e bens fundamentais e gerindo ainda o pagamento de eventuais créditos da casa e do carro (ou, em alternativa, de um crédito consolidado), não sabem concretamente quais as compras nas quais compensa pagar “a pronto” e quais aquelas que compensa pagar a crédito. 

A verdade é que uma gestão eficiente e regrada do dinheiro pode fazer com que o crédito compense para algumas pessoas e em algumas situações. Hoje, levamos até si exemplos concretos de produtos que faz sentido comprar a crédito.

Serviços da casa

O pagamento das contas correntes referentes aos serviços da sua casa (como a água, a luz, a internet ou o gás) é um bom exemplo de algo que poderá ter vantagens em pagar parceladamente. 

Muitas pessoas não recebem o salário sempre no mesmo dia do mês, o que dificulta a gestão do pagamento deste tipo de conta. O recurso ao cartão de crédito, incluindo na modalidade de débito direto, poderá ajudar nesta gestão, garantindo que todas as contas estarão pagas e que só tem de liquidar o valor creditado no final do mês. 

Vale a pena ressaltar, no entanto, que esta medida é apenas válida para os cartões cujos termos não prevêem juros neste tipo de transação. 


Grandes compras e eletrodomésticos

Quando vai fazer uma compra de valor avultado, como um eletrodoméstico, poderá ter vantagens em pagar em mensalidades. Além de existirem modalidades de pagamento que não acrescem juros ao valor do produto, alguns cartões oferecerão ainda vantagens na garantia, mediante a oferta de seguros sobre os artigos adquiridos. 

Caso o sue cartão tenha cashback, poderá ainda ter a vantagem de ver uma percentagem do montante gasto devolvida, o que ajudará a gerir as finanças mensais. 

Viagens

Pagar as viagens e os locais onde fica hospedado com cartão de crédito pode ser vantajoso por diversas razões. 

Primeiramente, esta forma de pagamento garantirá que pode anular a compra a qualquer momento, antes de usufruir do serviço, tratando-se, por isso, de uma opção mais segura. 

Em segundo lugar, ao contrário de muitos cartões de débito, que não funcionam no estrangeiro, estes cartões poderão ser usados em quase todo o mundo. 
Por fim, é comum que existam planos e ofertas promocionais para quem utiliza esta forma de pagamento.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer