Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Comparador de comissões bancárias do Banco de Portugal

Publicado em 17 setembro 2018 à 10:00
Comparador de comissões bancárias do Banco de Portugal

Hoje em dia, o recurso ao crédito é cada vez mais comum e saber quais as melhores comissões bancárias tem sido uma das lutas de quem deseja adquirir um crédito habitação, um crédito pessoal, ou aglomerar os seus créditos num só crédito consolidado. 

Para ajudar os consumidores nesta tarefa, o Banco de Portugal irá lançar, no próximo dia 1 de Outubro, um novo comparador de comissões bancárias, que visa permitir aos clientes a comparação de cerca de 93 serviços em duas centenas de instituições bancárias, de uma forma mais simples e rápida. Esta plataforma tensiona comparar e ordenar os serviços tendo por base o seu valor e será um apoio no momento da escolha. 

As comparações efetuadas poderão ser pesquisadas tendo por base a instituição de crédito (comparando, assim, as comissões da lista de serviços por esta oferecidos) ou, em alternativa, pelo serviço desejado (sendo-lhe apresentadas as comissões praticadas pelas diversas instituições que comercializem o produto ou produtos escolhidos). 

Recente, esta aplicação irá permitir a consulta das comissões que as instituições de crédito existentes têm vindo a praticar desde o começo de 2017 e permitirá ainda a consulta do folheto relativo às comissões e às despesas presentes no preçário destas instituições. 

Ao reunir a informação sobre as comissões num local só, permitindo um acesso rápido às comissões cobradas nas contas de serviços mínimos bancários e nas contas base, este comparador visa ajudar o consumidor a escolher e gerir o serviço e a instituição que melhor se adequa às suas necessidades. 

A esta funcionalidade, serão acrescentados ainda, mais tarde, os serviços de pagamento, estando a mesma a aguardar a conclusão dos trabalhos levados a cabo pela Autoridade Bancária Europeia. 

Os canais de comparação que ficarão disponíveis numa primeira instância dividem-se em nove vias: balcão, ATM, via telefónica, via online, ATS, SMS, atendimento com operador, atendimento sem operador e correio.