Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Saiba como definir o valor da mesada ou semanada dos seus filhos

Publicado em 03/09/2018 às 11:00
Saiba como definir o valor da mesada ou semanada dos seus filhos

Ensinar as crianças a gerir o dinheiro é muito importante. Hoje em dia, com um sistema mundial baseado na economia e onde o crédito tem um papel fundamental no quotidiano das pessoas, é mais importante do que nunca que as crianças compreendam a importância da poupança e comecem a tomar consciência da ginástica financeira familiar. Por isso mesmo, com o regresso às aulas, encontrará um bom momento para iniciar os mais pequenos nesta aventura, começando a dar-lhes uma semanada ou uma mesada. 

Claro que, por entre todas as despesas que provavelmente tem - como o pagamento das mensalidades do crédito habitação, de um crédito pessoal ou do crédito consolidado ao qual aderiu para promover a poupança mensal – o valor da mesada ou da semanada dos seus filhos terá de ser ponderado com cuidado. 

Assim, e embora não exista nenhuma regra fixa para a forma de definir o valor a dar ao seu filho – existem algumas sugestões interessantes, que podem ajudá-lo neste processo. Para começar, antes de começar a dar dinheiro ao seu filho, deve decidir se prefere dar-lhe uma semanada ou uma mesada. O ideal, segundo os especialistas, é que comece pela semanada, com as crianças mais pequenas e passe a dar uma mesada quando a capacidade de gestão já é melhor, alguns anos depois. 

Depois de determinar a frequência da oferta deste dinheiro (semanal ou mensalmente), terá de analisar o seu orçamento e de estimar quais são os gastos efetivos que o seu filho tem (carregamentos do cartão da escola ou do telemóvel deverão estar incluídos neste campo, bem como eventuais extravagâncias, como jogos, roupas ou doces). Sabendo estes dados, surge um fator que é sempre distinto: qual é, afinal, a maturidade do seu filho? Deverá adequar, também a este traço de personalidade, o montante auferido. 

Decidido, com base nestes fatores, o valor da mesada ou semanada do seu filho, lembre-se de lhe explicar a importância da boa gestão do dinheiro e informe-o quais as despesas que estes devem conseguir pagar com o montante que lhes é oferecido. Isto será essencial para que a criança aprenda a gerir melhor o seu dinheiro.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer