Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Saiba tudo sobre o Crédito Universitário

Publicado em 21/08/2018 às 10:00

Idealmente, uma formação de qualidade deveria estar acessível a todas as pessoas. Ainda assim, como sabemos, os cursos universitários podem ser bastante dispendiosos e deixar algumas famílias em situações complicadas. 

Quem deseja fazer um curso, no entanto, pode recorrer ao crédito universitário, fazendo, desta forma, uma espécie de empréstimo que lhe permita obter uma boa formação e apostar, nesta forma, num futuro melhor. 

Um crédito universitário trata-se de uma solução de empréstimo cujo spread e as taxas de juro são, por norma, mais em conta. Esta alternativa está apoiada pelo governo que fornece um fundo anual de 20 milhões de euros para garantir aos estudantes o acesso a este tipo de alternativa. 

Os montantes destes créditos alternam, por norma, entre os 1000 e os 5000 euros anuais, sendo que alguns dos créditos têm em consideração o desempenho do estudante no momento de calcular o spread. 

O crédito universitário pode servir para financiar todas as fases dos cursos superiores e também cursos práticos ou de certificação tecnológica. Estes créditos podem ainda ser pedidos para apoiar programas de intercâmbio estudantil. O valor recebido pelo estudante poderá ser usado para as diversas despesas relacionadas com o curso: propinas, alojamento, viagens, material, etc; sendo fundamental a apresentação de faturas que justifiquem estas despesas. 

Entre as principais vantagens do crédito universitário está o período de carência (até 6 meses) e também o incentivo ao bom desempenho. Por outro lado, entre as desvantagens de adquirir um destes créditos está o facto de se entrar no mercado laboral, depois do período universitário, já com uma dívida em braços. 

Esta última situação faz com que outras alternativas devam ser consideradas pelas famílias e pelos estudantes, sendo que as universidades são também sensíveis e oferecem alternativas para trabalhadores estudantes, caso o aluno necessite de um part-time para ajudar a financiar o período de estudos. 

Embora deva ser entendido realmente como solução de recurso, no entanto, estes créditos poderão constituir uma ajuda para as famílias que se deparam, já, com problemas financeiros e que se digladiam para fazer o pagamento de todas as contas e das mensalidades de vários créditos ou de um crédito consolidado.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer