Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Pagar dívidas: como sair do stress e equilibrar as contas

Publicado em 04/04/2023 às 09:00
Pagar dívidas: como sair do stress e equilibrar as contas

A obtenção de um crédito (ou mais) pode ser essencial em alguns momentos-chave da vida, mas também é importante saber como equilibrar as contas, de forma a pagar as dívidas e viver uma vida mais tranquila. Deixamos algumas dicas para que possa fazê-lo.

A aquisição de um crédito pessoal ou de um crédito automóvel, entre outros, é uma prática cada vez mais comum no mundo. Com uma economia assente na dívida e a necessidade crescente de dar resposta a necessidades e projetos do momento, as famílias encontram, nestes empréstimos, a solução para cumprir os seus objetivos.
Evidentemente, todo o empréstimo deve ser pago e, como tal, a mensalidade dos créditos pode tornar-se um peso e causar stress aos seus devedores.
Pagar dívidas e equilibrar as contas é o passo a dar para garantir uma vida mais tranquila. Não sabe por onde começar? Deixamos algumas dicas.

1. Conheça as dívidas que possui

Evidentemente, as pessoas sabem os créditos que adquiriram, mas por entre os débitos, pode não ser simples manter-se a par do valor total da sua dívida.
Recomendamos que identifique o total deste valor e que veja se este pagamento compromete os demais pagamentos da vida quotidiana. Ter esta lista ajuda a compreender o quanto deve e o que tem em atraso.

2. Tente saldar primeiro as dívidas com taxa mais elevada

As dívidas com taxas maiores – como os cartões de crédito – devem ser as primeiras a ser pagas. Procure pagar estas o mais depressa possível para equilibrar as suas contas.

3. Renegoceie os créditos

Quem tem mais do que um empréstimo poderá possivelmente conseguir negociar a sua unificação num único crédito consolidado. Esta solução não só minora o valor mensal do pagamento como também é uma mais-valia para a organização das contas, uma vez que ficará apenas um pagamento a uma entidade, ao invés de vários débitos para entidades distintas.
Se tem apenas um empréstimo pode também tentar renegociá-lo, de forma a obter melhores condições.

4. Adote um regime de poupança

Controlar os gastos e poupar é importante para que consiga sair de uma situação de endividamento. Anote todos os gastos que tiver e controle melhor as suas contas.
Além disso, é importante que verifique se está a gastar dinheiro com serviços desnecessários e compras de impulso. Uma reeducação financeira é essencial para garantir que consegue pagar as suas contas e, quem sabe, até poupar um extra.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer