Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Trabalho temporário cresce 14% em 2021

Publicado em 22/03/2022 às 09:00
Trabalho temporário cresce 14% em 2021

O trabalho temporário teve um crescimento de 14% no ano passado. Saiba mais sobre estes dados de 2021.

O período marcado pela pandemia da Covid-19 teve vários efeitos na economia nacional. Apesar de ter sido um período de grande proteção estatal, o facto é que muitas pessoas se viram em situação de desemprego, tendo sentido a necessidade de contratar um crédito pessoal para conseguirem a subsistência familiar ou cumprirem os seus projetos.

Com o fim das moratórias de crédito, muitas famílias veem-se agora perante dificuldades para efetuar o pagamento da mensalidade do crédito e buscam alternativas de poupança, como o crédito consolidado, ou outras alternativas de emprego.

O trabalho temporário, igualmente afetado durante o período de pandemia, parece ter entrado, agora, novamente em fase de crescimento. Venha compreender o que sucedeu neste mercado de emprego ao longo dos últimos anos e conhecer os dados relativos a 2021.

Dados sobre o trabalho temporário em 2021

Segundo os dados fornecidos pelo barómetro da Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego e de Recursos Humanos (APESPE-RH) e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), o crescimento do trabalho temporário em 2021 foi de 14%, correspondente a 388.230 colocações.

Estes dados são encarados com positivismo, sendo que, desde que foram sentidos os efeitos da pandemia, se trata de uma recuperação. Ainda assim, os valores de contratação permanecem abaixo dos alcançados em 2019, mostrando que existe uma necessidade de estabilização do mercado de trabalho temporário.

Outros dados pertinentes

As mulheres parecem, ao longo deste período de contratação, ter visto uma subida nos números no que respeita aos trabalhos temporários, tendo aumentado igualmente a idade média dos colocados com mais de 30 anos.

O setor do fornecimento de refeições ocupa o primeiro lugar das contratações, valendo ainda a pena destacar a contratação temporária de profissões elementares, empregados de armazém, transportes, e serviços de apoio à produção e ainda de profissões qualificadas em áreas como artesanato e joalharia.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer