Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Alterar o registo de propriedade automóvel - o que precisa de saber

Publicado em 12 dezembro 2019 à 09:00
Alterar o registo de propriedade automóvel - o que precisa de saber

Saber como fazer a alteração do registo da propriedade automóvel é hoje mais simples do que era. Ainda assim, estar informado é essencial para garantir que o processo decorre de forma simples e rápida. Saiba como alterar o registo de propriedade automóvel.

Os portugueses têm muitas questões sobre a melhor forma de executar os mais diversos processos querem sempre garantir o cumprimento de todos os aspetos legais, para evitarem eventuais coimas que venham a prejudicar a sua situação económica.

Usualmente com um orçamento familiar reduzido, no juntar de todas as obrigações (onde se incluem, por exemplo, o crédito habitação, o crédito pessoal, o crédito automóvel, as contas dos serviços e as restantes despesas familiares), o grande objetivo das pessoas é a resolução rápida e simples de todas as burocracias.

Encontrar as melhores formas de poupar dinheiro e tempo é, de facto, fulcral para os portugueses. Assim, a procura de alternativas, como o crédito consolidado ou de informações que garantam que processos como a alteração do registo de propriedade automóvel decorrem rapidamente e sem percalços torna-se comum.

A questão da alteração do registo de propriedade automóvel é justamente a que trazemos até si, para lhe explicarmos como pode fazê-lo de forma simples e rápida.

Quando é preciso alterar o registo de propriedade automóvel ?

Será necessário fazer esta alteração quando comprar um carro usado, já que haverá a necessidade de mudar o registo do referido automóvel do nome do vendedor para o seu.

Anteriormente, para que este processo acontecesse era necessário que, no prazo de dois meses após a compra, o comprador fizesse a alteração. Ainda assim, desde 2014, as regras foram alteradas e tornaram o processo mais simples, passando a proteger melhor também os interesses dos vendedores.

Como se faz a mudança do registo de propriedade automóvel ?

Para começar, para que consiga fazer a alteração do registo de propriedade automóvel, será necessário que apresente alguns documentos, tais como o Cartão de Cidadão, o Documento Único Automóvel, o Seguro do carro e a Declaração de Venda do Automóvel, devidamente assinada por ambas as partes.

Esta alteração pode ser feita no balcão ou online. Quando é feita ao balcão, na conservatória, esta mudança pode ser feita pelo comprador ou pelo vendedor, sendo no momento emitida uma guia com validade de um mês e, posteriormente, recebido o novo documento na morada indicada. Já online, o processo torna-se mais rápido e menos dispendioso, havendo um desconto de 15% nos encargos associados.