Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Black Friday: 5 dicas para aproveitar sem fraudes

Publicado em 26 novembro 2019 à 11:00
Black Friday: 5 dicas para aproveitar sem fraudes

Cerca de dois terços dos portugueses fazem compras na Black Friday, comprovando a tese de que a azáfama que caracteriza este dia começa a ganhar crédito. Os ambientes selvagens criados pela Black Friday, tanto online como nas lojas, pedem medidas fortes e eficientes.

Estas são algumas dicas para aproveitar em pleno a Black Friday:

1. Evitar o combate 

A Black Friday desperta os instintos mais selvagens das pessoas em ambiente de loja. Seguindo as palavras de Sun Tzu, “a melhor vitória é aquela que não requer batalha”. Assim, opte pelas compras online ou por ataques relâmpago a lojas onde já sabe de antemão aquilo que quer comprar. Nenhuma promoção justifica escaramuças com outros consumidores.

2. Planear ao detalhe

O planeamento exaustivo daquilo que quer comprar e do crédito que tem reservado para esse dia são fundamentais. Faça uma lista daquilo que quer comprar, guarde links dos artigos ou guarde os produtos na wishlist ou no carrinho de compras para que tudo funcione como desejado. Ter crédito consolidado é uma excelente forma de estipular um orçamento a utilizar na Black Friday.

3. Comparar preços :

A Black Friday é uma altura de euforia e existem muitas ofertas enganosas a aproveitar esse ambiente. Algumas lojas optam por subir os preços alguns dias antes para depois efetuarem uma descida de preços mentirosa. Compare sempre preços em plataformas que tenham crédito firmado nessa matéria ou opte mesmo por levar os panfletos ou catálogos para a loja com toda a informação. Não se deixe levar pela onda de marketing desse dia.

4. As letras “pequeninas” :

Alguns negócios são ótimos à primeira vista, mas incluem algumas condições que arruínam completamente a oportunidade. Os portes de envio são muitas vezes um entrave que surge camuflado por letras “gordas” e que tornam a oferta num presente envenenado. Por vezes, os preços incluem apenas parte dos artigos e a desilusão é grande quando se recebem os produtos em casa. Leia todas as informações antes de efetuar uma compra.

5. Tempo é dinheiro :

A procura pelos mesmos produtos é grande na Black Friday. Como se costuma dizer, são “muitos cães ao mesmo osso”. Um clique rápido é muitas vezes a diferença entre uma grande compra e um grande barrete. A existência de um crédito consolidado permite tomar decisões mais rápidas, já que possibilita um orçamento mais sustentado e remove aquele período de indecisão que caracteriza os negócios de oportunidade.