Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Mapa de Responsabilidades: Consulte o seu cadastro no Banco de Portugal

Publicado em 23/03/2018 às 14:00
Mapa de Responsabilidades: Consulte o seu cadastro no Banco de Portugal

O Mapa de Responsabilidades – cuja consulta pode ser feita no Banco de Portugal – é um documento onde todos os créditos que uma pessoa detém estão reunidos. 

Tratando-se de uma base de dados completa sobre este tipo de informação, o Mapa de Responsabilidades serve como um guia de confiança para as entidades credoras, uma vez que mantém, em si, também a conhecida “lista negra”, que tanto se associa ao Banco de Portugal e onde constam as situações irregulares ou de incumprimento dos contribuintes nacionais.

Assim, o Mapa de Responsabilidades é frequentemente necessário para que um cliente possa iniciar um novo processo, independentemente do tipo de crédito que pretenda adquirir (crédito auto, à habitação ou mesmo um crédito consolidado).

Este documento é de extrema importância para a obtenção de créditos ou de um crédito consolidado e pode ser obtido com relativa facilidade através do espaço online do Banco de Portugal.

Um particular poderá aceder a este documento entrando no site e clicando, no lado esquerdo da barra inicial, na opção “Particulares”, clicando de seguida na opção “Central de Responsabilidades de Crédito”. Será importante que, nesta fase, o interessado leia as condições e as aceite, escolhendo de seguida a data da consulta e autenticando-se, fazendo uso dos dados do Portal das Finanças ou utilizando o seu Cartão de Cidadão. Assim que este processo esteja completo, irá ter início o download do documento relativo ao Mapa de Responsabilidades.

Caso este pedido parta de um particular mas este não deseje aventurar-se pelas novas tecnologias, o documento poderá ser pedido nos balcões de atendimento do Banco de Portugal. Mediante este pedido, o interessado irá obter um mapa com o histórico dos seus créditos ou do crédito consolidado e saberá, de forma pormenorizada, qual a situação do crédito ou crédito consolidado e as suas especificidades (montante, prazo, cartões associados, declarações, garantias, etc).

No caso das empresas, a consulta deste tipo de informação deve ser obtida através do Portal das Finanças, sendo que, neste, deve selecionar-se a opção “Empresas” e, seguidamente, o link com o nome "Central de Responsabilidades de Crédito".

Conhecer as formas de conseguir o seu Mapa de Responsabilidades e como consultar o seu cadastro no Banco de Portugal é muito importante, sendo que a entrega deste documento irá acelerar os processos de créditos pessoais ou habitação ou de um crédito consolidado.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer