Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Saiba quais os aumentos das pensões para 2018

Publicado em 15/01/2018 às 11:00

Hoje em dia, as questões económicas são uma preocupação frequente para muitas pessoas no nosso país. Numa época em que muitos precisam de recorrer a instituições de crédito para conseguirem adquirir os seus bens e se encontram a liquidar os montantes relativos à mensalidade do crédito à habitação ou do crédito pessoal, todas as notícias que possam indiciar uma melhoria das finanças é positiva.

Enquanto algumas pessoas começam, no sentido de poupar, a aglomerar as suas prestações num só crédito consolidado; os pensionistas recebem ainda a boa notícia de que, ao longo do ano que se aproxima, as suas pensões terão um aumento mínimo que poderá chegar aos 6 ou 10 euros até ao mês de agosto. Este crescimento acompanha a mesma ideia aplicada no ano 2017.

Embora este aumento de pensões vá valorizar as reformas em geral, os maiores beneficiários serão os pensionistas que recebem valores mais baixos.

A primeira fase de aplicação desta medida ocorrerá durante o primeiro mês de 2018, correspondendo a um aumento de 1.7% em pensões até ao valor de 857 euros; 1.2% para pensões entre 857 euros e 2570,89 euros; e 0.95% para pensões superiores a este montante.

A segunda fase de aumento das pensões será no mês de agosto e contemplará apenas alguns pensionistas. Este aumento corresponde a uma atualização extraordinária que contemplará, num valor até 6 euros, os pensionistas de primeiro escalão, as pensões de regime rural e as pensões que integram o regime não contributivo. Já num valor até 10 euros estão as pensões não atualizadas entre os anos 2011 e 2015. Assim, se o aumento realizado no início do ano não for igual ou equivalente a 10 euros, o remanescente será garantido no oitavo mês do ano.

Estas medidas estão previstas na proposta de lei apresentada pelo governo a propósito do Orçamento de Estado para 2018.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer