IRS IRS Jovem em 2023: como funciona e de quanto é o desconto

Artigo publicado em 01/03/2023 às 09:00

O regime especial o IRS jovem permite que jovens adultos possam ter um desconto neste imposto, para facilitar o começo da vida independente. Saiba mais.

A atual economia portuguesa tem tornado a vida dos jovens cada vez mais difícil e a independência é, para alguns, um plano que depende da contratação de um crédito ou que é adiado para mais tarde. Existem muitas soluções de crédito pensadas para os jovens, incluindo no que respeita a crédito à habitação e as soluções de crédito consolidado também podem ter melhores taxas para os jovens empregados.

Independentemente das soluções de crédito que procurem, o facto é que, nesta fase da vida, qualquer apoio pode ser fundamental para dar o impulso para uma via mais estável e melhor.

Este é também o plano do IRS Jovem. Saiba a quem se destina e como funciona o IRS Jovem em 2023.

 O que é o IRS Jovem?

O IRS Jovem é um regime orientado para os jovens entre os 18 e 26 anos e que visa apoiar este primeiro contacto com a vida adulta, ajudando a que o rendimento se torne mais apelativo por via de um desconto no IRS.

Uma das novidades deste ano é que os jovens freelancers, com rendimentos da categoria B, poderão também usufruir do desconto, assim como jovens até 30 anos que tenham completado o doutoramento. Este regime, antes com duração de 3 anos, passa agora a ter uma validade de 5 anos.

 Qual o valor do desconto?

O desconto do IRS Jovem corresponde, na verdade, à isenção parcial do pagamento do imposto sobre os rendimentos obtidos por via de trabalho dependente ou independente (categorias A e B). O benefício não terá de ser usufruído em anos consecutivos.

O desconto do IRS Jovem varia, sendo que, no primeiro ano, será de 50% até 6.005 euros (12,5 vezes o IAS); passando a 40% no segundo ano, até 4.804 euros (10 vezes o IAS); a 30% nos terceiro e quarto anos, até 3.603 euro (7,5 vezes o IAS); e, por fim, 20% no quinto ano, até 2.402 euros (5 vezes o IAS).

Simula a consolidação de dívidas em alguns cliques!
Pedido online