COVID-19: Apoios aos trabalhadores independentes

Artigo publicado em 15/11/2020 às 09:00

O Covid-19 afetou globalmente todos os trabalhadores nacionais mas os trabalhadores independentes são um dos grupos mais afetados. Conheça os apoios para os trabalhadores independentes.

A pandemia do Coronavírus tem feito com que, mundialmente, os efeitos económicos sejam intensos. A paragem de muitos setores, bem como a aplicação de medidas com forte impacto financeiro motivaram, entre os portugueses, algumas dificuldades efetivas, que tiveram maior impacto em alguns grupos específicos.

Os trabalhadores independentes são um dos grupos fortemente afetados pela pandemia. Muitas pessoas nesta situação sentem, agora, dificuldade no cumprimento das suas obrigações, incluindo o pagamento da mensalidade de um eventual crédito automóvel ou do crédito à habitação. Na verdade, nesta fase, muitas pessoas têm procurado alternativas, incluindo a moratória para o crédito ou a junção dos seus créditos num só crédito consolidado, para aliviar as suas finanças mensais.

Pensando nestes trabalhadores, também o Estado se encontra a criar alternativas que suportem as necessidades de quem trabalha por conta própria. Venha conhecer os apoios aos trabalhadores independentes.

Trabalhadores independentes durante a pandemia

Os trabalhadores por conta própria sentiram fortemente as consequências do Covid-19 e das medidas para sua prevenção, já que esta teve um impacto negativo nos seus rendimentos.

Não estando vinculados a empresas, estes trabalhadores sentiram de forma mais intensa o abrandamento da economia e, por isso, surgiu a necessidade de criar apoios específicos para apoiar esta classe trabalhadora.

As medidas de apoio aos trabalhadores independentes são de caráter extraordinário e temporário, sendo que o ajustamento e as alterações deste tipo de apoio têm sido (e prevê-se que continuem a ser) frequentes.

Os apoios para trabalhadores independentes

Entre os apoios para os trabalhadores independentes encontramos os seguintes:

Simula a consolidação de dívidas em alguns cliques!
Pedido online