Sabe se paga taxa gasolineira no seu cartão de crédito?

Artigo publicado em 28/08/2019 às 09:00

Alguns cartões de crédito têm taxas “ocultas” e, entre estas, encontra-se a taxa de gasolineira. Sabe o que é esta taxa, e se a paga no seu cartão de crédito? Venha descobrir!

A preocupação com os orçamentos familiares não é nova e faz parte do quotidiano de muitas pessoas ao redor do globo. As estratégias de poupança das famílias são diversas: a criação de contas poupança ou a aglomeração dos vários créditos num só crédito consolidado são exemplos disso mesmo.

Para muitas pessoas, a gestão do dinheiro é ainda facilitada com recurso aos famosos cartões de crédito, cujas condições parecem, em algumas ocasiões, muito benéficas e vantajosas para os seus usuários.

A importância da análise no momento da escolha deste cartão, no entanto, é fundamental. Vários destes cartões contêm taxas adicionais ocultas que resultam em gastos superiores aos pretendidos. Uma destas taxas é a taxa de gasolineira. Venha saber mais sobre esta questão.

O que é a taxa de gasolineira?

A taxa de gasolineira é um custo (usualmente de 0,50 euros) cobrado de forma automática quando faz o pagamento de combustíveis em postos de abastecimento. Este montante é cobrado de forma automática, devido a uma taxa associada a estes cartões. O mesmo não acontecerá caso utilize um cartão de débito para realizar o pagamento.

É comum os cartões de crédito terem esta taxa associada?

Segundo os números recentemente divulgados, em cada 10 cartões, apenas 3 não têm a taxa de gasolineira associada.

Isto acontece em cartões com e sem anuidade. Assim, embora seja comum que as pessoas prestem mais atenção ao valor da comissão de utilização, é também importante estar atento a eventuais taxas e comissões extra que possam estar associadas à utilização destes cartões.

Alguns cartões estão isentos da taxa de gasolineira, sendo necessário explorar as ofertas e obrigações individuais associadas a cada cartão.

Esta é a única taxa oculta?

Não obrigatoriamente. Além da taxa de gasolineira, outras poderão estar a ser cobradas no uso do seu cartão.

Alguns exemplos de taxas que poderão estar a ser cobradas são: o custo de inatividade (ou de não utilização), uma taxa por levantamento de dinheiro (cash advance), comissões de crédito em linha ou custos extra em pagamentos no estrangeiro.

Simula a consolidação de dívidas em alguns cliques!
Pedido online