Vai pedir um crédito? Saiba como se preparar

Artigo publicado em 20/04/2018 às 15:00

Se pretende pedir um crédito é importante saber que existem alguns preparativos essenciais para que tudo corra conforme deseja. As opções disponíveis e a sua adequação ao caso em particular no qual se encontra devem ser cautelosamente analisadas e, nesse processo, existem vários aspetos a considerar.

A instituição credora, o tipo de crédito, ou mesmo a possibilidade de optar por um crédito consolidado, para que os pagamentos mensais sejam mais acessíveis para si, devem fazer parte da sua agenda antes de avançar para a aquisição efetiva deste apoio.

Na fase da preparação para a aquisição, deverá começar por avaliar o seu orçamento e as suas fontes de rendimento, para garantir de que não opta por créditos que o levem a uma situação de endividamento excessivo. A escolha entre as diversas propostas de créditos que terá deverá considerar todas as suas despesas e, caso já possua um ou mais créditos, a sua aglomeração num crédito consolidado poderá ser a melhor opção.

Depois de analisar todos os aspetos contratuais da aquisição dos créditos, é importante que faça uma avaliação realista da sua taxa de esforço. Esta pode ser calculada tendo por base os seus rendimentos e as suas despesas e determinará qual é o impacto efetivo do novo crédito nos seus pagamentos mensais.

A análise de todos os dados do contrato proposto pela entidade credora deverá ser feita com atenção antes que o mesmo seja assinado, para que tenha a oportunidade, através desta leitura, de formular dúvidas e de as esclarecer junto da entidade responsável. Compreender as vantagens e as contrapartidas do contrato, bem como as opções futuras de aglomeração das dívidas num crédito consolidado ou outras opções em situações inesperadas será importantíssimo para que fique totalmente esclarecido e possa, de forma segura, avançar para a assinatura final.

Por fim, será importante que garanta que o contrato que vai assinar ficará, também, em sua posse. A cópia deste documento é muito importante para eventuais situações que se manifestem futuramente. Nesta fase, para melhor controlo do crédito pedido, poderá também pedir para receber os extratos periódicos.

Desta forma, conseguirá manter-se mais a par de tudo o que acontece com os seus créditos ou com o seu crédito consolidado.

Simula a consolidação de dívidas em alguns cliques!
Pedido online