Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Os 7 erros de poupança mais comuns nos casais

Publicado em 11/01/2017 às 07:00

Todas as famílias têm as suas formas de poupança. Ainda assim, é comum ouvirmos expressões como “não sei para onde vai o dinheiro!” ou “não consigo que sobre algum no final do mês”. Em parte, este tipo de dificuldades advém de erros cometidos pelas pessoas no momento de poupar. Embora nem sempre seja simples fazer uma poupança que corresponda às expetativas familiares, é, pelo menos, possível estar atento a alguns erros, no sentido de corrigir ou extinguir os atos que os provocam. Neste artigo iremos, por isso, falar sobre os 7 erros de poupança mais comuns entre casais.

1. Má gestão dos gastos – É literalmente o caso de ganhar 100, gastar 200. Gastar acima das suas possibilidades não será a opção mais viável no caso de a sua intenção ser a poupança! O montante do seu rendimento deve sempre ser superior ao valor das suas despesas. Veja quais dos serviços que paga são verdadeiramente necessários e evite os que são supérfluos. Em alternativa, pode também realizar alguns trabalhos extra, como freelancer, para aumentar os rendimentos.

2. Crédito impensado – Não é incomum que uma família ou indivíduo precise de recorrer a um crédito pessoal. No entanto, não deve fazê-lo de ânimo leve, por impulso ou deslumbramento perante ofertas ou para utilizar em serviços e/ou compras supérfluas. O acumular de créditos irá apenas contribuir para o deixar mais endividado. Avance para esta opção apenas se realmente necessitar e meça bem qual a sua taxa de esforço, para evitar ficar com dívidas.

3. Protelar pagamentos – “Posso pagar esta conta mais tarde”: eis um pensamento que, a longo prazo, pode contribuir para que acumule dívidas. Esteja atento aos prazos de pagamento e garanta que o faz a tempo.

4. Dependência do cartão de crédito – Este tipo de cartão não deve ser usado em compras impulsivas nem de forma irresponsável. Pense bem nas suas necessidades. Se for um luxo supérfluo, não se deixe seduzir pela ideia de adquirir e pagar mais tarde.

5. Maus investimentos – Se pretender investir o seu dinheiro, recorra à opinião de quem percebe as tendências de mercado. Um mau investimento pode ficar-lhe muito caro!

6. Olhar limitado – Hoje poderá não ter nenhuma necessidade extra… mas nunca se sabe o dia de amanhã. Esteja precavido para eventuais emergências e guarde sempre um fundo de segurança. Se guardar 10% do seu rendimento mensal para este fim, irá assegurar a resolução de situações imprevistas.

7. Notas mentais – Fazer uma nota mental para se guiar no que respeita às economias é uma manobra perigosa. Faça um plano concreto e realista do orçamento mensal. Se for necessário, elabore uma tabela. Isto irá ajudar a medir os seus ganhos e gastos, funcionando como um motor de gestão económica para o casal.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer