Notícias
Notícias sobre as soluções financeira

Crédito ao consumo aumenta 21% em março

Publicado em 30/05/2023 às 08:00
credito ao consumo aumenta

Março trouxe um crescimento significativo no número de novos contratos de crédito ao consumo em Portugal. O valor total contratado aumentou em 21% em relação a fevereiro.

 

De acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal, tanto o número de créditos como o valor solicitado pelos portugueses para consumo apresentaram um aumento.

 

No grupo de créditos que engloba crédito pessoal, crédito automóvel e cartões de crédito, o montante financiado às famílias cresceu em cerca de 745,2 milhões de euros, representando um incremento de 21% em relação ao mês anterior. Em comparação com março de 2022, o aumento foi de 4,2% no montante e 0,4% no número de novos contratos.

 

O financiamento automóvel registou o maior avanço, com um aumento de 22% no número de contratos e 23,6% no montante contratado, atingindo a marca de 264 milhões de euros.

 

Por seu turno, os créditos utilizados para as despesas relacionadas a saúde, educação e energias renováveis registaram um aumento de 17,7% em relação a fevereiro, totalizando 12,4 milhões de euros.

 

Perante a necessidade de contratualização de mais um crédito, o orçamento familiar ressente-se para conseguir acomodar mais uma despesa. Porque não colocar a possibilidade de aderir a um crédito consolidado? Ao consolidar os créditos, é possível negociar uma taxa de juro mais baixa ou um prazo de pagamento mais alargado. As famílias podem agregar todos os empréstimos numa única prestação, o que, para além de permitir maior liquidez para o dia a dia, também vai resultar numa poupança de dinheiro a longo prazo.

 

No entanto, é importante notar que o crédito consolidado não é uma solução milagrosa e não é adequado para todos. Antes de optar por essa alternativa, é fundamental analisar a situação financeira pessoal, avaliar as opções disponíveis e buscar aconselhamento de profissionais especializados para garantir que a decisão tomada seja a mais adequada às necessidades e possibilidades do indivíduo.

Simulação gratuita
Projecto
Créditos a decorrer